sábado, 14 de maio de 2011

Senta que lá vem história....

Eram 08:15 da manhã do dia 6 de agosto de 1945 um dia aparentemente  normal alguns já acordados outros ainda sonhavam, algumas crianças se aprontavam para estudar , alguns pais se aprontavam para o trabalho mas não deu tempo, alguns foram pegos no caminho, sorte dos que foram pegos dormindo e assim permaneceram.


O que será que passava pela cabeça deles naquele momento ? 


Mas o que é ainda pior , o que se passava pela cabeça do então presidente americano Harry S. Truman? 


Hiroshima e Nagazaki, 1945.




Contextualizando:


"A Segunda Guerra Mundial  foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo , incluindo todas as grandes potências , organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, com mais de setenta milhões de mortos." Wikpedia








Desde sempre as potências se enfrentam a fim de provar para o universo quem é o mais forte  e qual o mais poderoso governo, a disputa pelo poder tem seu preço, custa caro, custa o  sangue de centenas de milhares de inocentes civis. A história sempre se repete, muda-se o cenário, muda-se a etnia,muda-se as eras , mas não muda-se  a cultura enraizada na pátria de cada continente a raiz do poder a lei do mais forte. 


Não contente com a invasão de inúmeras terras, sendo elas  Indochina, Indonésia, Malásia, Filipinas e Birmânia o Japão estende sua luta , sua guerra, seu instinto aos Estados Unidos da América , otimistas não? 


O Eua declarava guerra ao Japão mas este preferiu dar a cara pra bater  afinal sucessivas vitórias, o vento soprava a seu favor. 


Mas que desastrosa decisão!!!!


Agosto de 1945  ,Harry Truman,  autoriza o bombardeio com armas de destruição em massa (bombas atômicas) sobre Hiroshima e Nagasaki, matando quase 200 mil civis inocentes.








200 mil...


“Little Boy”  " Fat Man "  centenas de milhares de pessoas agonizando e  morrendo de necrose ... 








Existe culpado? Então quem é? Quem são os culpados?





"O principal argumento dw Harry Truman utilizado para o lançamento das bombas era que o Japão não queria conceder rendição incondicional, considerada uma condição necessária para o fim da guerra, evitando, assim, a repetição do que ocorrera após o fim da Primeira Guerra. Além disso, o outro argumento era o de que, baseado nas estimativas de possíveis baixas, poderia haver de 500 mil a 1 milhão de mortes de soldados caso a guerra se prolongasse, e com a bomba atômica o número de baixas seria menor. Mas existe também o argumento de que a intenção era consolidar o poderio americano frente a ameaça soviética de Stálin, que já apresentava sinais de discórdia com os EUA desde a Conferência de Postdam, a respeito da questão da Polônia, o prenúncio da Guerra Fria. A racionalidade desses argumentos, porém, não retira o caráter trágico do bombardeio atômico sobre aquelas cidades. " Wikpédia


Truman, este não foi seu melhor argumento! 


A gente sabe o final, Japão se entrega e o EUA vencem mais essa.


Como explicar ao mundo o comportamento  dos poderosos? Como explicar a uma criança a conduta do governo humano ?


O que está por trás de tudo que vemos  e ouvimos? Se a história é sempre escrita pelos "vencedores " e da sua melhor versão a versão que só ele viu a versão que quem perdeu não presenciou a verdade que não é absoluta a verosemelhança manipulada. A história que ficou mal contada.O que é real socado debaixo do tapete , o silêncio de quem queria gritar .


A cegueira que tende a nos alcançar.


O mal que assola o mundo e o sistema que o governa .






Qual a versão de quem perdeu?


Existe outra versão?


Sempre existe aquela que ninguém nunca ouviu! 




Mais de 30 mil armas nucleares existem no mundo hoje. Tudo isto apesar de que os maiores e mais antigos portadores de armas nucleares, EUA, Russia, China, França e Reino Unido, terem prometido, há mais de 30 anos, eliminar suas armas nucleares. A proliferação de armas nucleares para Israel , India , Paquistão e Korea do Norte e a possível aquisição e produção de armas nucleares por organizações não estatais, tem aumentado o perigo de uma guerra nuclear intencional ou por acidente mais cedo ou mais tarde. 




Este é o Governo " humano" . 



                                


D.B.




4 comentários:

  1. Olá,

    eu te conheço?



    abraço,
    fique na graça!

    ResponderExcluir
  2. Não...achei seu blog super interessante ,por isso segui. Parabéns.

    Abraççç

    Amém

    ResponderExcluir
  3. rs...no começo a gente sempre fica curioso sobre quem comenta né? ahahaha...bom, eu acho que existem males necessários...mas sei la...que outra alternativa teria para acabar com a Guerra e impedir a ascenção mundial do Eixo do Mal?? O que seria do futuro com Hitler e os paises que o apoiaram dominando o planeta?

    ResponderExcluir
  4. Então as guerras são necessárias ? Não bastava cada um estar no seu espaço , tem que haver a disputa , tem que haver o " lider" .... não precisava disso cara.... Hitler tinha um belo discurso e até bonito e louvável , sua ideia era justa , mas olha a natureza gritando ...

    ResponderExcluir